Vagões double stack trazem ganho de 40% na capacidade de transporte no Estado.
Um fato inédito foi registrado no terminal rodoferroviário de Rondonópolis, que no sábado (22) recebeu a primeira composição com contêineres empilhados em dois níveis. Pela primeira vez no Brasil e na América Latina, uma composição saiu de Sumaré (SP) com 68 vagões carregados com 136 contêineres e foram desembarcados no terminal mato-grossense.
A Brado Logística, subsidiária da Rumo Logística, e especializada no transporte de contêineres, investiu R$ 30 milhões no novo sistema conhecido como "double stack", que deve trazer um ganho de 40% na capacidade de transporte dos trens. Os veículos são formados com vagões que podem carregar até três contêineres empilhados, um de 40 pés (12 metros) e dois de 20 pés (seis metros). Nesta viagem inaugural, foram usados dois contêineres por vagão.
O feito foi comemorado pelo deputado Carlos Avallone (PSDB). Ele lembra que estudos preliminares confirmam a existência de uma grande demanda estimada em 20 milhões de toneladas anuais para o transporte de alimentos e outros produtos industrializados da região Sudeste para a Grande Cuiabá, por meio de contêineres, o que justifica plenamente a extensão dos trilhos e a construção do terminal rodoferroviário.
Segundo dirigentes da Rumo, a inovação atende às necessidades de um mercado em expansão, percorrendo perto de 1,4 mil quilômetros entre as regiões Sudeste e Centro-Oeste. Em 2017, 474 contêineres foram movimentados de Sumaré para Rondonópolis. Em 2018, o número saltou para 3.375, um crescimento de 600%. No trajeto inverso, a movimentação de contêineres subiu de 3.392 para 8.961, uma expansão de 164%.
Fonte completa: Rede News
Nenhum comentário:
Postar um comentário