China é o maior mercado de comércio eletrônico do mundo há quase uma década. Dados da Trade International Administration, um órgão regulador americano, indicam que o país asiático, sozinho, responde por mais de 50% de todos os pedidos online feitos no mundo.
Coloque aí os mercadinhos da esquina, os grandes shopping centers, os quiosques operados por senhorinhas em galerias de compras, as grandes redes atacadistas, os outlets de compras, as vendas em postos em gasolina. Enfim, tudo isso somado gera, hoje, menos receita que as vendas realizadas por celular. Na ponta do papel, 51% a 49%. Explicar o motivo do sucesso estrondoso do e-commerce chinês é ao mesmo tempo fácil e difícil. Fácil pois alguns fatores são óbvios: o país tem a maior população online do mundo (900 milhões de usuários), sua população enriqueceu dramaticamente nas últimas três décadas (maior poder de consumo) e a migração do offline para o online acelerou-se em função da pandemia, como, aliás, ocorreu no resto do mundo todo.
Fonte e matéria completa: www.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário