A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) informou de forma oficial na noite desta sexta-feira, 17 dezembro de 2021, que suspendeu o Certificado de Operador Aéreo (COA) da ITA (Itapemirim Transportes Aéreos), do empresário Sidnei Piva de Jesus. De acordo com órgão federal, por meio de nota, os passageiros com voos previstos, a partir deste sábado (18/12), não devem comparecer aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea, que no fim da noite comunicou a suspensão de todos os seus voos.
Já a Itapemirim, também em nota, disse que tomou a decisão devido a uma “reestruturação interna”, sem detalhar o que significa essa restruturação. A empresa diz que vai realizar “máximos esforços” para voltar a operar, mas não deu previsão. Ainda de acordo com a companhia, as operações de ônibus da Viação Itapemirim não são prejudicadas. Passageiros foram pegos de surpresa e se revoltaram, dizendo que não estão recebendo atendimento e orientação por parte da ITA. A paralisação é no País inteiro.
As empresas da Itapemirim estão em recuperação judicial desde março de 2016. Entre dívidas com fornecedores, trabalhistas, bancárias, tributárias e de administração, os valores se aproximam de R$ 2 bilhões. Em 2017, juntamente com outros empresários, Sidnei Piva comprou a Viação Itapemirim e suas empresas coligadas, até se tornar principal controlador com a saída da sócia Camila Valdívia, que fundou uma empresa de ônibus de menor porte chamada Amarelinho. Em 2020, Piva cria a ITA (Itapemirim Transportes Aéreos), que não está na recuperação judicial, mas sua constituição é discutida entre os credores. Mais...
Fonte e matéria completa: diariodotransporte.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário