O prêmio da Associação Brasileira de Logística (Abralog), o mais tradicional na área de logística, foi conferido, em dezembro último, a Thiago Guilherme Péra, engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq-USP) e coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da mesma instituição. A láurea, que tem como objetivo reconhecer empresas (embarcadores, indústrias, redes de varejo, atacadistas e distribuidores) e estudantes que se destacaram por encontrar soluções em projetos para as cadeias de suprimentos, foi concedido a Péra pelo trabalho “Avaliação dos determinantes dos preços de fretes rodoviários de commodities agrícolas no Brasil: uma aplicação econométrica”, na categoria estudante de Logística.
Sob orientação de José Vicente Caixeta Filho, diretor da instituição e docente do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), a pesquisa foi desenvolvida enquanto Péra cursava a graduação. Foi quando o acadêmico identificou os principais fatores de formação do preço de frete rodoviário no país, envolvendo aspectos relacionados à legislação (Lei do Motorista, 12.169/12), qualidade das rodovias, multimodalidade (ferrovias), concorrência entre produtos agrícolas (açúcar, soja, farelo de soja e milho), por meio do uso da modelagem econométrica. “Nesse sentido, verificou-se que a distância, pedágio e destino portuário impactam positivamente nos preços de fretes, enquanto que a qualidade da via e a existência da alternativa ferroviária causam reduções nos preços de fretes”, explicou o agrônomo.
De acordo com o autor, os resultados apontam diferenças significativas nos preços de fretes dos produtos avaliados. O açúcar é o de maior precificação, enquanto que farelo de soja é o menos custoso. No que diz respeito aos corredores de originação de carga, o Centro-Sul é o que possui maior impacto positivo no preço do frete, enquanto que o oposto é o Centro-Norte. Referente à legislação, os resultados apontaram um impacto positivo nos preços de frete após a implantação da Lei 12.619. “Enfim, o estudo desenvolvido é de alta relevância para o entendimento dos fatores que determinam o preço do frete rodoviário, auxiliando na tomada de decisão em diversos setores da economia, particularmente na busca de uma melhor gestão”, revelou.
Fonte e informações: Portogente.com.br
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