Pode dimensionar o tamanho do problema? São quantos atropelamentos e abalroamentos por ano?
Em 2018, tivemos [na malha operada pela Rumo] 179 abalroamentos registrados. Atropelamentos foram 98. Em 2019, foram 195 abalroamentos e 107 atropelamentos. Ou seja, de 2018 para 2019, os números aumentaram.
Considerando os investimentos que a Rumo tem feito em várias frentes, parece incoerente. Vale uma explicação.
Pense num acidente envolvendo um trilho quebrado. Se eu faço um investimento massivo em trilhos, troco a infraestrutura ou crio uma tecnologia para descobrir uma falha antecipadamente, o número reduz. Mas, no caso de atropelamentos e abalroamentos, existe um fator paralelo: o número de trens que circulam
O aumento de produtividade da Rumo é notório, algo que a gente publica periodicamente. O número de trens tem aumentado — e o espaçamento entre trens tem reduzido. Então, aquela via que era calma, onde passava um trem por dia, hoje podem estar passando quatro.
Outro ponto: conforme aumenta a qualidade da via, a característica mecânica da composição, a velocidade do trem também tende a aumentar. Então aquele trem que você estava acostumada a ver passar a 10 quilômetros por hora, hoje passa a 20 km/h, 30 km/h.
Quanto mais eu invisto e aumento a qualidade de serviço, aumenta a quantidade de trens circulando. E mesmo admitindo por um segundo que o número de pessoas [circulando] seja constante, a interseção entre esses dois conjuntos aumenta.
Fonte e matéria completa: projetodraft.com


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