Com fronteiras fechadas pelo coronavírus, os voos de passageiros despencaram mundo afora e criou-se uma demanda aumentada para o mercado de carga aérea, mas será que vale a pena converter um avião de passageiros para cargas para atender esta demanda?
Diversas empresas, incluindo as brasileiras LATAM e a Azul, têm feito adaptações temporárias em alguns de seus aviões de passageiros, visando aumentarsua taxa de utilização e gerar uma receita a mais durante a crise. As duas empresas citadas são grandes exemplos disso, sendo que a Latam realizou quarenta voos à China, enquanto que a Azul retirou a maioria dos assentos de alguns jatos Embraer E195 para uso cargueiro.
Quanto custa converter
Os dados a seguir são da IBA, uma das maiores consultorias de aviação comercial do mundo. Eles são de 2020, obtidos durante a pandemia e estão em dólares americanos, consideram o custo total de conversão do jato de passageiro para cargueiro, fora a aquisição do mesmo ou seu leasing. Lembrando que, no cenário abaixo, as aeronaves não voltarão a levar passageiros, mas serão dedicadas exclusivamente às cargas. Os preços de conversão são:
McDonnell Douglas MD-80: $2,3 milhões, Boeing 737-300: $2,5 milhões, Boeing 737-400: $2,8 milhões, Boeing 737-700: $3,5 milhões, Boeing 737-800: $4 milhões, Boeing 757-200: $5 milhões, Airbus A320: $5 milhões, Airbus A321: $6 milhões, Boeing 767-300: $14 milhões, Airbus A330-200: $15 milhões, Airbus A330-300: $16 milhões, Boeing 777-300ER: $28 a $30 milhões (estimado)
Fonte e matéria completa: aeroin.net

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