Muitas empresas de diversos ramos de atividade sofrem com o processo de compra de seus produtos, seja para revenda ou para produção industrial.
Fonte imagem: logisticsword.home |
No varejo (meu ramo de atividade), o processo de compra precisa estar muito bem alinhado com os fornecedores, pois cada fornecedor tem uma particularidade. No entanto, todos devem se enquadrar ao processo do varejista e vice-versa. Mas como fazer tudo isso de forma correta, maximizando a eficiência operacional das empresas, garantindo o produto correto, na quantidade necessária e no momento oportuno (princípio básico do supply chain)?
Temos inúmeras “pontas soltas” que precisam ser conectadas, como:
- Lead time;
- Pedido mínimo;
- Venda média;
- Localização do fornecedor;
- Tipo de produto;
- Prazo de validade;
- Prazo de pagamento;
- Ciclo de compra; Entre outros...
Esses parâmetros nos ajudam a criar uma base coerente para a definição da forma e do critério para a gestão dos estoques dos diversos produtos, bem como a melhor estratégia para garantir um estoque saudável para a empresa, pois “dinheiro parado é prejuízo”.
Por: Celso Santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário