A gestão de devolução ou logística reversa é um dos grandes desafios do e-commerce. Com a generalização das compras pela Internet, o volume de produtos retornados que um armazém é obrigado a processar cresceu consideravelmente. Isso acarreta uma série de custos ocultos (às vezes, difíceis de localizar nos balanços) causando um grande impacto nas contas.
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Fonte: mecaluxbr.cdnwm.com |
De fato, cifras de diversas fontes nos colocam diante de um fenômeno que não deveríamos subestimar:Os clientes devolvem aproximadamente 20% das compras online, uma porcentagem que em setores como o da moda pode ser muito superior.
Mais de 70% das devoluções ocorrem devido a problemas subjetivos com o pedido (tamanho, estilo, etc.), segundo revela uma pesquisa realizada pela Return Magic com mais de 800 000 clientes de diferentes lojas online. Os retornos decorrentes de defeitos no produto não são muito altos, portanto, muitas vezes não há problema algum para voltar a colocar em circulação as mercadorias que retornaram ao armazém. Mais...
Fonte e matéria completa: www.mecalux.com.br
Um comentário:
Participei de um projeto de devolução de livros, os custos ocultos nos fez rever todo o processo operacional.
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